PODER LESGISLATIVO MUNICIPAL

Ivone Minatto

Partido atual: PSD Mandatos: 2021 até 2024 (PSD) | 2013 até 2016 | 2009 até 2012 | 2001 até 2004

Sobre o Vereador

  1. Histórico

    Sua naturalidade é de Morro Grande, comunidade agrícola de Meleiro, importante município no extremo sul catarinense. Filha de Cuinto Rosso e Adelina Minatto.

    Sua permanência junto àquela comunidade, entretanto foi de apenas quatro anos, porque em função de contingências familiares, mudou-se para Araranguá com sonhos de uma vida melhor.

    Mas isso só duraria três anos. Aos sete anos o primeiro golpe de sua vida ocorre pelo falecimento do pai e o destino fez com que a família retorna-se para a localidade de Morro Chato; localidade em que permaneceu até completar 12 anos de idade.

    Um destino cheio de adversidades colocando em sua frente desafios das quais muitos estariam se queixando e desistindo de novos planos, mas para aquela adolescente mudanças de residência se tornaram dados mágicos que deveriam cair nas casas certas para que ela pudesse enfim ter sucesso como pessoa. Sucesso profissional. E mais uma vez sai daquela localidade para arriscar tudo outra vez em um novo e importante município da região: desta feita foi Turvo. Em Linha Contese permaneceu e veio contrair matrimônio de forma prematura aos 16 anos. Em Linha Contese permaneceu por três anos para a seguir dirigir-se a uma nova casa, quem sabe aquela casa mágica dos dados que rolavam para desvendar uma vida melhor. O destino escolheu Forquilhinha. Município forte e organizado de ascendência alemã com um setor agro industrial bem desenvolvido.

    Mas a simples mudança de cidade não iria de forma alguma trazer facilidades em sua vida. Logo de imediato teve que aceitar em viver de favor durante dois anos em uma garagem na residência de Romualdo Forgiarini.

    Nada parecia dar certo, teve que mudar-se novamente e foi para Santa Luzia, permanecendo outros dois anos e depois voltou para Forquilhinha cheia de incertezas, até que conseguiu alojar-se na fazenda de Bertoldo Arns. Foram três anos de muita luta e sofrimento para manter-se de pé junto à família. Nesse período a forma de pagar o aluguel de sua casa foi junto à lavoura prestando serviços braçais naquela propriedade.

    A palavra mudança não era uma questão mental em sua vida, significava juntar tudo o que tinha e partir para uma nova tentativa. Desta vez foram morar temporariamente em uma residência cedida por Irio Rodrigues. Era um contratempo apenas em uma vida cheia desses contratempos que a levaria logo a seguir para Vila Saturno e pela primeira vez até então teve uma super compensação. É que o senhor João Saturno havia lhes doado um terreno, no qual ao longo dos tempos eles conseguiriam erguer uma pequena casinha para poderem finalmente chamar de sua. Como soa bem essa frase. Finalmente chamar de sua.

    Naquela residência nasceu seu terceiro filho o Emerson. Ivone Minatto é divorciada e teve ao longo dos anos os filhos: Rosana, Suzana, Emerson e Edson; e esses felizardos de terem mãe tão briosa e carinhosa; deram-lhe os netos: Paola, Paulo, Pablo, Petiana, Poliana e Pietra. Haja tempo para tanto carinho. Mas isso o faz com toda ternura.

    Não é preciso deduzir a sua dificuldade em manter-se no curso de educação escolar em função de tantas mudanças e das dificuldades que encontrou pela vida. Mas ainda assim, superando tudo isso conseguiu completar o ensino Fundamental iniciado em Morro Chato e concluído no município de Turvo.

    Aquela casinha em Vila Saturno lembra? Pois é, foi vendida para dar entrada em uma residência maior em Vila Franca próximo ao centro da municipalidade. Na oportunidade contava com a idade de 23 anos e viria à luz seu filho Edson. Para melhorar a renda familiar Ivone resolve abrir um pequeno bar, boteco como ela própria denomina, sem poder imaginar em um momento sequer que ele viria tornar-se o grande e conhecido supermercado Império, que nome adequado e forte para consolidar suas atividades comerciais e dar definitivamente um rumo de sucesso na sua tão difícil trajetória.

    O mais incrível nessa história fantástica de sucesso é imaginar que ela a partir daquele momento iria se dedicar a ajudar pessoas que como ela precisavam de apenas um empurrãozinho na vida.

    Ivone Minatto tem sua fé em Deus, dando seus testemunhos de como o Senhor a agraciou em toda sua difícil caminhada e presta inúmeros serviços religiosos à comunidade. Quanto às realizações sociais destacam-se seu total empenho com as associações em geral, é madrinha do Clube de Mães do bairro Nova York, sendo consecutivamente também do Clube de Mães do bairro de Vila Franca e Ouro Negro.

    Seu exemplo de vida contagiou até lideranças graduadas do município de Forquilhinha que viram nesse expressivo ser humano uma fonte de liderança natural para elevarem-na a objetivos ainda maiores.

    Em 1996 a convite de Paulo Hoepers – ex-prefeito de Forquilhinha – filia-se ao PP. Talvez quisesse reverenciar o tio Gabriel Minatto, irmão de sua mãe, político muito ativo lá pelo município de Turvo.

    Por razões ideológicas e sentimento de que seu verdadeiro espaço não era seu primeiro partido viria a deixá-lo para filiar-se ao PMDB. Sua primeira experiência política foi muito interessante. Face à necessidade do partido em completar uma chapa visando as eleições no ano de 1996, ela emprestou seu nome e com apenas 23 dias de campanha, surpreendeu sendo a mais votada candidata da ala feminina, colocando-se na primeira suplência do partido. Mais tarde pela vacância do cargo, em função do companheiro partidário ter se descom-patibilizado para assumir outro cargo, veio a ocupar a ilustre cadeira de Vereadora compreendida no período entre 1997 e 2000.

    Seu currículo público é notável:

    Em 1996 – consegue 180 votos e fica na primeira suplência assumindo pouco depois.

    Já nas eleições do ano 2000 se elege com a quantidade de 372 votos ainda pelo PP. Em 2004, já ocupando a nova sigla partidária o PMDB, faz um número até superior ao da votação anterior – 389 – mas não se elege infelizmente em função de não ter atingido o número suficiente na legenda.

    Mas não tem problema. Em 2008 dá uma resposta fantástica aos eleitores e com a quantidade de 657 sufrágios é consagrada Vereadora com destaque porque veio ocupar a 2ª melhor colocação diante de todos os candidatos eleitos. Na mesma época, face sua credibilidade e representatividade, chegou a ser cogitada à participar das eleições como candidata a vice prefeito pelo partido.

    Em suas responsabilidades parla-mentares no ano 2000, destaca-se sua participação junto à mesa diretora na qualidade de segunda secretária. Na atual legislatura foi eleita por seus pares para assumir a Presidência da Casa Legislativa de Forquilhinha para um mandato de dois anos.

    Entre suas conquistas como parlamentar destaquem-se o Ginásio de Esporte de Vila Franca, a Rodovia Josefina Lodetti até o CTG de Tio Chico, entre tantos outros projetos de menor vulto.

     

    CONTATO E-MAIL:

     ver.ivone@camaraforquilhinha.sc.gov.br

  2. Mandatos 2021 até 2024: PSD
    2013 até 2016:
    2009 até 2012:
    2001 até 2004: